Connect with us

GERAL

Novo Plano de Políticas para Mulheres será lançado no 2º semestre, diz ministra

Published

on

A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, disse que será anunciado no segundo semestre o novo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, resultado da 5ª Conferência Nacional realizada em 2025. A ministra participou de seminário, na terça-feira (14) sobre a rede de enfrentamento à violência contra meninas e mulheres na Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher.

Segundo ela, o trabalho de enfrentamento à violência tem sido diário. Márcia Lopes contou que visitou uma cidade paranaense com menos de 200 mil habitantes sem registros de feminicídio há dois anos. Mas os boletins de ocorrência relacionados à violência contra mulheres são cerca de 80 por dia.

A deputada Luizianne Lins (Rede-CE), que solicitou o seminário, disse que o Legislativo pode ter um papel importante na coordenação das várias ações de combate à violência.

— O nosso papel é de articulação de todas as políticas públicas, todas as pessoas que estão fazendo e destacando iniciativas importantes — afirmou. 

A representante do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Débora Reis, disse que, em 2024, foi constatado o aumento de mais de 30% dos feminicídios de mulheres com idades entre 12 e 17 anos. Segundo ela, as vítimas são cada vez mais jovens.

Registro de casos

A coordenadora-geral de Atenção à Saúde das Mulheres, Mariana Pereira, afirmou que existe um esforço para qualificar o atendimento nas unidades de saúde no sentido de registrar os casos de violência no Sistema de Informação de Agravos de Notificação.

— Essas mulheres chegam às nossas unidades básicas de saúde e são muitas vezes identificadas como poliqueixosas [termo médico e psicológico para definir pacientes que relatam múltiplas dores e sintomas físicos, mas cujos exames clínicos e laboratoriais não revelam doenças orgânicas específicas], como mulheres que não sabem o que querem, que vão ali toda vez para a unidade e, na verdade, é um sinal de alerta — disse.

Segundo Mariana Pereira, em mais de 60% dos casos de feminicídio, a morte ocorre 30 dias após a notificação de violência no sistema. Ela explicou que o governo defende junto à Organização Mundial da Saúde a criação de um registro de casos de feminicídio para que possa haver uma comparação internacional.

A coordenadora citou programas do Ministério da Saúde de apoio a mulheres vítimas de violência que vão desde teleatendimentos psicológicos à reconstrução dentária.



Fonte: Via: saomiguelnoticias

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GERAL

Festa da Cidade – Sábado dia 27/06/2026 – 44º Anos de Alta Floresta D´Oeste Ro

Published

on

By

A cidade de Alta Floresta d’Oeste se prepara para celebrar seus 44 anos de emancipação político-administrativa com uma grande programação especial entre os dias 26 e 28 de junho.

O evento contará com atrações culturais, esportivas, feira de agroindústrias, empreendedorismo e artesanato, além de shows musicais que prometem movimentar o município durante os três dias de festividades.

Na programação cultural, destaque para o Festival de Música, que reunirá talentos nas categorias Municipal, Regional, Kids e Iniciante, valorizando artistas locais e regionais.

A feira de Agroindústrias, Empreendedorismo e Artesanato também estará aberta ao público, promovendo a produção local e incentivando o desenvolvimento econômico da região.

Os shows principais acontecerão ao longo dos três dias de evento. Na sexta-feira (26), a animação fica por conta de Bruno & Barreto.

No sábado (27), sobe ao palco a dupla Pedro Paulo & Alex, conhecida nacionalmente pelo estilo sertanejo universitário. Encerrando as festividades no domingo (28), a dupla Cleber & João promete levantar o público em uma grande apresentação.

As atividades esportivas também fazem parte da programação. No sábado (27), acontecem as finais do Vôlei de Praia, o Torneio de Estilingue e as finais do Futevôlei.

Já no domingo (28), serão realizadas as finais de Beach Tennis e a Mini Maratona, reunindo atletas e incentivando a prática esportiva no município.

O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Alta Floresta d’Oeste, com apoio da Câmara Municipal, Governo de Rondônia, SEJUCEL, Assembleia Legislativa de Rondônia e demais parceiros.

Cobertura Especial

JOSE APARECIDO DA SILVA – ME e O portal Floresta Notícias realizará a cobertura completa das comemorações dos 44 anos de Alta Floresta D’Oeste, com entrevistas, registros fotográficos, vídeos e transmissão ao vivo dos principais momentos do eventolevando informação e entretenimento para toda a população.

FonteVia: FLORESTA NOTICIAS

Continue Reading

GERAL

Adolescente de 17 anos é atacado com vários tiros em Porto Velho – Polícia

Published

on

By

Um adolescente de 17 anos foi baleado no tórax, na coxa e na panturrilha esquerdas na noite desta sexta-feira (26), no bairro Socialista, zona leste de Porto Velho.

O ataque aconteceu na rua Alto Paraíso. A vítima estava acompanhada de uma mulher quando foi surpreendida por vários disparos de arma de fogo. Ela afirmou ser namorada do adolescente e disse que o ex dela é apenado.

Ferido, o adolescente deu entrada na UPA Leste. O médico plantonista fez os primeiros atendimentos e informou, após exame de raio-x, que a vítima havia sido atingida na coxa e na panturrilha, além de um tiro no tórax.

A ocorrência informa que o adolescente não conseguiu dizer quem tentou matá-lo. Ele também não pôde repassar mais detalhes porque estava desorientado.

Rondoniagora.com

FonteVia: rondoniagora

Continue Reading

GERAL

Denúncia sobre criança abandonada leva PM a imóvel com drogas e pistola na capital – Polícia

Published

on

By

Na noite de sexta-feira (26), uma denúncia anônima sobre uma criança sozinha, chorando e aparentemente abandonada levou policiais do 5º BPM a uma casa, no bairro Igarapé, na Zona Leste de Porto Velho, onde foram encontradas drogas, uma pistola calibre .380 e material usado no fracionamento de entorpecentes.

Ao chegar ao endereço, os policiais viram a criança sentada em uma cadeira pela abertura da porta dos fundos do quintal.

Questionada sobre os pais, a criança disse que o pai havia saído de bicicleta. Ela não soube informar onde estava a mãe.

Durante a permanência na casa, os policiais observaram no sofá uma porção de substância aparentando ser crack. Em seguida, ao verificar o cômodo onde funcionava a barbearia, encontraram Alice B. S. O., de 23 anos.

Com apoio de outras equipes do 5º BPM, os policiais fizeram buscas no imóvel e encontraram, dentro de um guarda-roupas, uma bolsa grande com dois sacos plásticos contendo substâncias aparentando maconha e cocaína.

No mesmo local, foram apreendidas balanças de precisão, tesouras, rolo de fita crepe e diversos sacos plásticos usados para embalar e fracionar entorpecentes.

Ainda no guarda-roupas os policiais encontraram uma pistola Taurus PT938, calibre .380. Também foram apreendidos quatro celulares espalhados.

A avó da criança foi encontrada dormindo em um dos quartos da casa. Após a conclusão dos procedimentos no imóvel, a criança ficou sob os cuidados dela.

Alice recebeu voz de prisão e foi levada ao Departamento de Flagrantes com todo o material apreendido.

Rondoniagora.com

FonteVia: rondoniagora

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.