A experiência do Delegado Camargo no combate ao crime, reconhecida nacionalmente em documentário da Brasil Paralelo, é um dos pilares da composição para o Governo de Rondônia.
A confirmação de Delegado Camargo como candidato a vice-governador na chapa de Marcos Rogério acrescenta à disputa pelo Governo de Rondônia um fator que vai além da articulação partidária: a experiência prática de quem conhece de perto a realidade da criminalidade e os desafios enfrentados diariamente pelas forças de segurança.
Delegado da Polícia Civil de Rondônia, Camargo construiu sua trajetória profissional no enfrentamento ao crime, em investigações, operações e atividades diretamente ligadas à proteção da população. Essa vivência, agora incorporada à chapa, fortalece o discurso de que a segurança pública será uma prioridade efetiva em um eventual governo liderado por Marcos Rogério.
A presença de Camargo na composição também reforça uma pauta que ganhou centralidade no debate estadual: a necessidade de enfrentar o avanço das organizações criminosas, ampliar o efetivo policial, valorizar os profissionais da segurança e garantir a presença do Estado onde, atualmente, a criminalidade tem ocupado espaço.
A autoridade técnica do deputado ganhou repercussão nacional com sua participação na trilogia documental Entre Lobos, produzida pela Brasil Paralelo. Na produção, que aborda a crise da segurança pública brasileira, o crime organizado e os impactos da violência na vida da população, Delegado Camargo apresentou a perspectiva de quem viveu a linha de frente do combate à criminalidade em Rondônia.
Sua participação no documentário contribuiu para expor os desafios enfrentados por policiais em regiões de fronteira, marcadas pela circulação de drogas, armas e organizações criminosas. Mais do que uma participação audiovisual, o trabalho projetou nacionalmente uma experiência que agora passa a integrar diretamente uma chapa majoritária em Rondônia.
A escolha de Delegado Camargo como vice também consolida uma composição que reúne perfis distintos e complementares. Marcos Rogério chega com experiência no Senado Federal e presença política em todo o estado. Camargo agrega conhecimento técnico, atuação parlamentar e ligação direta com a pauta da segurança pública.
Nessa construção, entra o fator Léo Moraes. Prefeito de Porto Velho e uma das principais lideranças políticas de Rondônia, Léo teve papel decisivo na indicação de Delegado Camargo para a chapa. Sua participação fortalece a aliança política e amplia o alcance da composição na capital, maior colégio eleitoral do estado.
A união entre Marcos Rogério, Delegado Camargo e Léo Moraes reúne, portanto, três frentes estratégicas: experiência política, capacidade de articulação e conhecimento técnico sobre uma das principais preocupações da população rondoniense.
Com Delegado Camargo na vice, a chapa de Marcos Rogério ganha uma voz com vivência real no combate ao crime. A segurança pública deixa de ocupar apenas o espaço das promessas e passa a ter, na própria composição, alguém que conhece a estrutura, as dificuldades e as soluções exigidas para enfrentar a criminalidade em Rondônia.
Mais de 500 amantes da pesca esportiva participaram neste domingo (21) do campeonato de pesca realizado no Rio Branco, na Linha 122 Sul, Km 25, em Nova Brasilândia d’Oeste. Promovido pela Associação dos Pescadores Esportivos de Seringueiras (ASPES), o evento reuniu 130 equipes e contou com o apoio do deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), Jean Oliveira (PRD), que destinou emenda parlamentar para a realização da competição.
Além do apoio do parlamentar, o campeonato contou com a parceria do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), e da Prefeitura de Nova Brasilândia d’Oeste.
Trabalho em equipe e dedicação garantiram as melhores condições de deslocamento para o Km 25 da Linha 122 Sul (Foto: Assessoria Parlamentar)
Presente no evento, o deputado Jean Oliveira destacou que incentivar a pesca esportiva é fortalecer o turismo, a economia e proporcionar momentos de integração entre as famílias. “É gratificante participar de um evento que já se consolidou como uma referência para a pesca esportiva na região. Nosso mandato tem compromisso com iniciativas que geram desenvolvimento, movimentam a economia e valorizam as potencialidades de Rondônia. Parabenizo a Aspes pela organização e todos os participantes que fizeram desta edição um grande sucesso”, afirmou o parlamentar.
O presidente da Associação dos Pescadores Esportivos de Seringueiras (Aspes), Claudemir Leite, agradeceu aos competidores, à equipe organizadora e ao deputado Jean Oliveira pelo apoio destinado ao campeonato. “Quero agradecer a cada participante, às 130 equipes que vieram prestigiar esse evento e à nossa equipe organizadora, que trabalhou para que tudo acontecesse da melhor forma. Também faço um agradecimento especial ao deputado Jean Oliveira, que acreditou em nosso projeto e destinou emenda parlamentar para a realização deste campeonato. Essa parceria foi fundamental para promovermos mais uma grande festa da pesca esportiva.
Agradeço também, em nome do secretário municipal de Obras de Nova Brasilândia d’Oeste, Reginaldo Gama, a toda a equipe da Secretaria de Obras, que, com dedicação e compromisso, realizou a manutenção da estrada, garantindo a trafegabilidade e proporcionando mais segurança e melhores condições de deslocamento para todos que utilizam a via”, destacou.
O prefeito de Nova Brasilândia d’Oeste, Ginão, ressaltou a importância do evento para o município e para a região. “É um evento que fortalece o turismo, promove lazer às famílias e movimenta a economia local. Parabenizo a ASPES pela organização e agradeço ao deputado Jean Oliveira por mais esse apoio importante para nossa região”, disse o prefeito.
O vereador Professor Marcelo também destacou a dimensão do campeonato e a união das famílias em torno da pesca esportiva. “É uma satisfação ver centenas de pessoas participando deste grande evento. A pesca esportiva é uma atividade que promove integração, turismo e desenvolvimento. Parabéns aos organizadores e ao deputado Jean Oliveira pelo incentivo a esse importante campeonato”, afirmou.
Incentivar a pesca esportiva é fortalecer o turismo, a economia e proporcionar integração entre as famílias, destaca o parlamentar (Foto: Assessoria Parlamentar)
O assessor parlamentar do deputado Jean Oliveira, Anderson Argentino, ressaltou o compromisso do parlamentar com os municípios e com as ações que valorizam o potencial turístico de Rondônia. “Esse é mais um investimento que demonstra o compromisso do deputado Jean Oliveira com os municípios e com iniciativas que fortalecem a economia e o turismo regional. É uma alegria participar deste evento e ver tantas famílias reunidas em um ambiente de confraternização e respeito à natureza. Agradeço o apoio dos meus amigos e assessores parlamentares Cido Brasil e Geciel “Gê””, destacou.
EQUIPES VENCEDORAS
A equipe Família Farias conquistou o primeiro lugar ao capturar um pintado de 59 centímetros. A segunda colocação ficou com a equipe Lucas Cardoso, com um pintado de 57 centímetros. Já o terceiro lugar foi para a equipe Deuço, com um pintado de 53 centímetros.
Completaram o ranking dos dez primeiros colocados as equipes Vanderlei Ribeiro, com um pintado de 48 centímetros; Renan, com um piau de 43 centímetros; Cleiton, com um piau de 41 centímetros, capturado às 10h21; Souza, com um piau de 41 centímetros, pescado às 11h49; Luiz, também com um piau de 41 centímetros, às 11h53; Vaneci, com um exemplar de 41 centímetros, às 12h50; e Daniel, com um piau de 41 centímetros, fisgado às 13h28.
Consolidado como um dos principais eventos da pesca esportiva da região, o campeonato promovido pela Associação dos Pescadores Esportivos de Seringueiras (ASPES) reuniu competidores de diversos municípios e reforçou o potencial turístico do Rio Branco, fortalecendo a economia local e incentivando a preservação das riquezas naturais de Rondônia.
O governo federal publica nesta quarta-feira (24) o decreto que cria o Banco Nacional de Celulares com Restrição (BNCR). A finalidade é reunir, armazenar e gerenciar informações sobre aparelhos roubados ou furtados em todo o país. A medida consta do Decreto nº 13.034/2026, publicado no Diário Oficial da União.
A nova base de dados passa a integrar o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) e substituirá o atual Cadastro Nacional de Celulares com Restrição. A gestão ficará a cargo da Secretaria Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Já há informações com mais de 3,3 milhões de aparelhos aptos à recuperação.
Integração
O BNCR foi criado para ampliar a capacidade de prevenção, investigação e repressão de crimes relacionados à subtração e comercialização ilegal de dispositivos móveis. A ferramenta também deve contribuir para a recuperação e devolução de aparelhos aos proprietários.
De acordo com a norma, o banco permitirá o compartilhamento de informações entre os órgãos de segurança pública de todo o país, fortalecendo a atuação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).
Os estados e o Distrito Federal deverão alimentar a base com registros de roubo, furto e recuperação de celulares, por meio de sistema interoperável do Sinesp.
Proteção de dados
O decreto estabelece regras para garantir a proteção das informações. O uso dos dados será restrito às finalidades previstas, sendo proibido o monitoramento de indivíduos ou a criação de perfis.
O tratamento das informações deverá seguir a legislação de proteção de dados pessoais, com princípios como finalidade, necessidade, segurança e transparência. Dados utilizados para fins estatísticos deverão ser anonimizados.
O decreto prevê ainda a criação de um comitê gestor, com função consultiva, responsável por acompanhar a implementação e o funcionamento do banco. Normas complementares serão definidas pelo Ministério da Justiça.
Com a medida, o governo busca consolidar uma base nacional mais robusta para enfrentar crimes envolvendo celulares, um dos tipos de ocorrência mais frequentes no país.
Uma tentativa de ultrapassagem terminou em tragédia na BR-364 e provocou a morte do empresário Keniel Luiz Alves, de 26 anos, nesta terça-feira (23). O acidente aconteceu entre os municípios de Presidente Médici e Ji-Paraná.
Proprietário de um estabelecimento do ramo de panificação em Cacoal, Keniel dirigia uma Toyota Hilux em direção a Ji-Paraná quando tentou realizar uma ultrapassagem e bateu na lateral de uma carreta que seguia no sentido contrário. Após a colisão, a caminhonete saiu da pista. O empresário chegou a ser socorrido e levado para uma unidade hospitalar de Ji-Paraná, mas não resistiu aos ferimentos.
Imagens gravadas por câmera de um caminhão que seguia pela rodovia registraram o acidente. O vídeo mostra a Hilux atingindo a carreta, saindo da pista e capotando. Havia forte neblina na região.
Natural de Vilhena, Keniel morava em Cacoal há cerca de cinco anos.