Connect with us

GERAL

Ministro do STF determina transferência de Vorcaro para Papudinha – Nacional

Published

on

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (25) que o banqueiro Daniel Vorcaro seja transferido para o 19° Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha.

Desde 4 de março deste ano, o banqueiro está preso nas dependências da Superintendência da Polícia Federal em Brasília.

Segundo Mendonça, a transferência do banqueiro para a Papudinha visa retirá-lo das instalações da Polícia Federal (PF) e, ao mesmo tempo, garantir sua segurança.

A Papudinha possui regime mais brando de prisão e tem instalações com quartos sem grades, cozinha e banheiros comunitários, além de área aberta para banho de sol.

O local é destinado a presos especiais, como policiais militares, advogados e juízes, e também já abrigou o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Na mesma decisão, Mendonça negou pedido feito pela defesa de Vorcaro para substituir a prisão preventiva pela prisão domiciliar. O ministro seguiu parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da PF. Segundo as investigações, dados reunidos mostram movimentações financeiras com “estratégias de ocultação, blindagem ou deslocamento patrimonial”.

“No que concerne ao pedido para substituição de prisão preventiva do requerente pelo regime de custódia domiciliar, indefiro-o, de plano, ante a ausência de novos elementos capazes de afastar a motivação exaustivamente apresentada no bojo da decisão monocraticamente proferida”, afirmou.

Delação rejeitada

Vorcaro voltou a ser preso e foi alvo da terceira fase da Operação Compliance Zero, da PF, que investiga fraudes financeiras no Master e a tentativa de compra da instituição pelo Banco Regional de Brasília (BRB), banco público ligado ao Governo do Distrito Federal (GDF).

O banqueiro fez duas tentativas de fechar um acordo de delação premiada. A segunda foi rejeitada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no último dia 15. Na semana anterior, a Polícia Federal também recusou o acordo.

Rondoniagora.com

FonteVia: rondoniagora

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GERAL

Bagattoli discute os impactos da concessão da hidrovia do Madeira junto a Fiero e Aprosoja – Política

Published

on

By

Com o risco da concessão da hidrovia do Madeira avançar, o senador Jaime Bagattoli (PL) tem articulado uma série de encontros para debater os impactos na economia de Rondônia.

Nesta semana, por exemplo, Bagattoli se reuniu com a Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero) e com a Aprosoja Rondônia, entidades que representam dois importantes segmentos da economia, além de lideranças empresariais, como o empresário Chico Holanda.

“É preciso ter em mente que uma concessão da hidrovia só vai encarecer, ainda mais, os custos de produção e escoamento de Rondônia. É uma decisão que, junto com a privatização da BR-364, pode liquidar totalmente a industrialização e crescimento do nosso estado”, defendeu o senador.

Neste mês, Bagattoli cobrou explicações do Ministério de Portos e Aeroportos, após o Governo Federal sinalizar que a concessão da hidrovia do Madeira pode avançar.

A movimentação surpreendeu já que o Governo havia suspendido os estudos técnicos no início deste ano, após pressão de diversos setores.

O senador cobrou, por exemplo, a realização de audiência pública, além da remessa de estudos de impacto socioeconômico para usuários locais, transportadores, comunidades ribeirinhas e municípios diretamente afetados.

Rondoniagora.com

FonteVia: rondoniagora

Continue Reading

GERAL

Ação do deputado Ismael Crispin garante novo refeitório para alunos da Escola Neusa Santos de Oliveira, em Rolim de Moura

Published

on

By

Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (PP) na Assembleia Legislativa de Rondônia (Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO)

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (PP) para prestar homenagens a personalidades e instituições que contribuem para a construção da história e o fortalecimento do Estado.

Durante a cerimônia, o parlamentar concedeu o Título Honorífico de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito de Porto Velho, Sebastião Assef Valladares, o Tião Valladares, e entregou Votos de Louvor aos integrantes do Coral Vozes do Legislativo.

Compuseram a mesa de honra, além do deputado Ismael Crispin, o controlador-geral do Estado, José Abrantes de Aquino; o procurador do Estado, Juraci Jorge da Silva, representando a Procuradoria-Geral do Estado (PGE); o subdefensor público do Estado, Diego Cesar dos Santos; o major Richardisson Pereira, representando a Aeronáutica; o homenageado Sebastião Assef Valladares; e a maestrina do Coral Vozes do Legislativo, Lívia Farias.

Ao justificar a homenagem, Ismael Crispin destacou a trajetória de Tião Valladares e sua contribuição para o desenvolvimento de Rondônia. Engenheiro civil, Valladares exerceu importantes funções públicas ao longo de sua carreira, incluindo cargos na Prefeitura de Porto Velho, na Caerd, no Iperon, na Assembleia Legislativa e no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), além de ter ocupado o cargo de prefeito da capital em momentos importantes da história do então Território e posteriormente Estado de Rondônia.

Representando os integrantes do Coral Vozes do Legislativo, a maestrina Lívia Farias agradeceu a homenagem e ressaltou o papel do grupo dentro da Assembleia Legislativa. “Mais do que apenas cantar, o nosso coral é a verdadeira voz desta instituição. Cada canção reflete união, trabalho em equipe e o compromisso de construir uma identidade cultural para a Assembleia Legislativa.

Esse reconhecimento é um combustível para continuarmos buscando a excelência”, afirmou.

Lívia também destacou que o coral vai além da música, promovendo integração, bem-estar e aproximação entre os servidores, contribuindo para um ambiente mais humano dentro da Casa de Leis.

Em seu pronunciamento, Tião Valladares agradeceu a homenagem e relembrou sua história de vida em Rondônia.“Cheguei ao então Território de Rondônia há 67 anos. Aqui construí minha vida profissional e acompanhei de perto a transformação desta terra.

Hoje já me considerava rondoniense de fato, e agora me torno também rondoniense de direito”, declarou.

O ex-prefeito também recordou sua participação em importantes projetos e obras que ajudaram a estruturar o Estado e destacou o orgulho de ter contribuído para a formação dos municípios e das instituições rondonienses.

Ao encerrar a sessão, o deputado Ismael Crispin ressaltou a importância de reconhecer aqueles que ajudaram a construir Rondônia.

“A Assembleia Legislativa cumpre o seu papel ao reconhecer o trabalho daqueles que vieram antes de nós e ajudaram a desbravar este Estado. Rondônia é um estado jovem, que ainda tem muito a entregar ao Brasil, mas isso só é possível porque homens e mulheres dedicaram suas vidas para construir as bases que temos hoje”, destacou.

O parlamentar também agradeceu a participação da banda da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, que abrilhantou a solenidade, e reforçou que homenagens como essas preservam a memória, valorizam a cultura e reconhecem aqueles que contribuíram para o desenvolvimento de Rondônia.

A cerimônia foi encerrada em clima de gratidão e reconhecimento, celebrando trajetórias que ajudaram a escrever a história do Estado e reforçando a importância da cultura e do serviço público para o fortalecimento da sociedade rondoniense.

Texto: Laila Moraes | Jornalista
Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO

FonteVia: FLORESTA NOTICIAS

Continue Reading

GERAL

Furto de energia: Rondônia registra 69 prisões no primeiro semestre deste ano – Polícia

Published

on

By

Rondônia registrou 69 prisões por furto de energia elétrica entre janeiro e junho de 2026. As prisões ocorreram após denúncias e inspeções realizadas por equipes da Energisa, que identificam indícios de irregularidades. A Polícia Militar é acionada para conduzir a ocorrência, enquanto a fraude é constatada pela perícia criminal da Polícia Técnico-Científica (Politec).

As ocorrências foram registradas em diferentes regiões do estado. Porto Velho, Ji-Paraná e Ariquemes concentraram o maior número de prisões no período. Também houve registros em Rolim de Moura, Vilhena, Cacoal, Guajará-Mirim e Candeias do Jamari.

Além de configurar crime, com pena que pode chegar a oito anos de prisão, o furto de energia representa um sério risco para a segurança da população.

“O furto de energia vai muito além do prejuízo financeiro. Estamos falando de uma prática criminosa que coloca vidas em risco e compromete a qualidade do fornecimento para toda a comunidade. Nossas equipes atuam continuamente no combate às fraudes, sempre em parceria com as autoridades policiais e a perícia técnica, para responsabilizar os envolvidos e garantir mais segurança para a população”, afirma Daniel Andrade, gerente do Departamento de Combate a Perdas da Energisa Rondônia.

Prejuízo recai sobre quem paga a conta em dia

Além dos riscos à segurança, o furto de energia também gera impactos para toda a sociedade. A energia desviada é contabilizada como perda no sistema elétrico, elevando os custos da distribuidora e prejudicando os consumidores que utilizam a energia de forma regular. Por isso, combater as fraudes e denunciar ligações clandestinas é uma forma de contribuir para um sistema elétrico mais seguro, justo e eficiente para todos.

A participação da população é fundamental no enfrentamento desse tipo de crime. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo 190, da Polícia Militar, ou pelo 0800 647 0120, da Energisa. As informações são tratadas com absoluto sigilo.

Rondoniagora.com

FonteVia: rondoniagora

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.