Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (PP) na Assembleia Legislativa de Rondônia (Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO)
Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (PP) para prestar homenagens a personalidades e instituições que contribuem para a construção da história e o fortalecimento do Estado.
Durante a cerimônia, o parlamentar concedeu o Título Honorífico de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito de Porto Velho, Sebastião Assef Valladares, o Tião Valladares, e entregou Votos de Louvor aos integrantes do Coral Vozes do Legislativo.
Compuseram a mesa de honra, além do deputado Ismael Crispin, o controlador-geral do Estado, José Abrantes de Aquino; o procurador do Estado, Juraci Jorge da Silva, representando a Procuradoria-Geral do Estado (PGE); o subdefensor público do Estado, Diego Cesar dos Santos; o major Richardisson Pereira, representando a Aeronáutica; o homenageado Sebastião Assef Valladares; e a maestrina do Coral Vozes do Legislativo, Lívia Farias.
Ao justificar a homenagem, Ismael Crispin destacou a trajetória de Tião Valladares e sua contribuição para o desenvolvimento de Rondônia. Engenheiro civil, Valladares exerceu importantes funções públicas ao longo de sua carreira, incluindo cargos na Prefeitura de Porto Velho, na Caerd, no Iperon, na Assembleia Legislativa e no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), além de ter ocupado o cargo de prefeito da capital em momentos importantes da história do então Território e posteriormente Estado de Rondônia.
Representando os integrantes do Coral Vozes do Legislativo, a maestrina Lívia Farias agradeceu a homenagem e ressaltou o papel do grupo dentro da Assembleia Legislativa. “Mais do que apenas cantar, o nosso coral é a verdadeira voz desta instituição. Cada canção reflete união, trabalho em equipe e o compromisso de construir uma identidade cultural para a Assembleia Legislativa.
Esse reconhecimento é um combustível para continuarmos buscando a excelência”, afirmou.
Lívia também destacou que o coral vai além da música, promovendo integração, bem-estar e aproximação entre os servidores, contribuindo para um ambiente mais humano dentro da Casa de Leis.
Em seu pronunciamento, Tião Valladares agradeceu a homenagem e relembrou sua história de vida em Rondônia.“Cheguei ao então Território de Rondônia há 67 anos. Aqui construí minha vida profissional e acompanhei de perto a transformação desta terra.
Hoje já me considerava rondoniense de fato, e agora me torno também rondoniense de direito”, declarou.
O ex-prefeito também recordou sua participação em importantes projetos e obras que ajudaram a estruturar o Estado e destacou o orgulho de ter contribuído para a formação dos municípios e das instituições rondonienses.
Ao encerrar a sessão, o deputado Ismael Crispin ressaltou a importância de reconhecer aqueles que ajudaram a construir Rondônia.
“A Assembleia Legislativa cumpre o seu papel ao reconhecer o trabalho daqueles que vieram antes de nós e ajudaram a desbravar este Estado. Rondônia é um estado jovem, que ainda tem muito a entregar ao Brasil, mas isso só é possível porque homens e mulheres dedicaram suas vidas para construir as bases que temos hoje”, destacou.
O parlamentar também agradeceu a participação da banda da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, que abrilhantou a solenidade, e reforçou que homenagens como essas preservam a memória, valorizam a cultura e reconhecem aqueles que contribuíram para o desenvolvimento de Rondônia.
A cerimônia foi encerrada em clima de gratidão e reconhecimento, celebrando trajetórias que ajudaram a escrever a história do Estado e reforçando a importância da cultura e do serviço público para o fortalecimento da sociedade rondoniense.
A Polícia Federal (PF) e o Ibama inutilizaram 29 dragas, embarcações e motores nesta quinta-feira (25), durante a Operação Iracema, deflagrada contra a exploração ilegal de minério no Rio Madeira e crimes ligados ao garimpo.
Os equipamentos eram usados na extração irregular de minério. A operação, segundo informou a PF em nota, atingiu parte da estrutura operacional de grupos que atuam de forma clandestina na região.
Um inquérito apura os fatos, busca identificar os financiadores das operações criminosas e responsabilizar quem atuava na extração ilegal.
De acordo com a PF, a extração irregular de minério envolve despejo de mercúrio e outras substâncias tóxicas nos cursos d’água, contamina a fauna e a flora e coloca em risco a saúde de populações ribeirinhas que dependem dos rios para subsistência. Diz ainda que esse tipo de crime provoca danos frequentemente irreversíveis, atinge ecossistemas inteiros e viola direitos fundamentais de comunidades tradicionais.
A bacia do Rio Madeira é apontada como uma das regiões mais vulneráveis à exploração mineral clandestina em Rondônia.
As investigações continuam, e novas medidas legais poderão ser adotadas no decorrer da apuração.
Mais de 100 agentes cumprem buscas nesta sexta-feira (26) em Vilhena, Pimenteiras do Oeste e Rolim de Moura, durante a Operação Antípoda, deflagrada contra alvos ligados a uma facção criminosa no Cone Sul de Rondônia.
A investigação aponta que os investigados fariam parte da estrutura logística do grupo, que usaria a região como corredor estratégico para o tráfico de drogas e o armazenamento de armamentos.
A operação é um trabalho integrado das forças de segurança, sob coordenação da Força-Tarefa de Combate às Facções Criminosas de Vilhena. As medidas cautelares de busca e apreensão são cumpridas de forma simultânea nos três municípios.
Os mandados atingem diversos endereços ligados aos investigados. A mobilização começou nas primeiras horas do dia.
Participam da ação policiais civis, policiais militares, peritos criminais, equipes especializadas de inteligência e patrulhamento tático. Equipes de Canil também atuam nas buscas para localizar drogas, armas, munições e outros materiais relacionados à investigação.
O expediente nos órgãos da administração pública estadual direta e indireta do Poder Executivo de Rondônia será das 7h30 às 11h30 na próxima segunda-feira (29), por causa do jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.
A mudança foi definida no Decreto nº 31.730, publicado no Diário Oficial nesta sexta-feira (26).
A alteração no horário não se aplica às unidades e aos serviços considerados essenciais e indispensáveis ao interesse público. O decreto cita especialmente as áreas de saúde, segurança pública, defesa civil, fiscalização e demais atividades que não podem ser interrompidas.
Os dirigentes máximos dos órgãos estaduais deverão garantir a continuidade dos serviços públicos essenciais e adotar as providências necessárias para o cumprimento do decreto.