Mais de 500 amantes da pesca esportiva participaram neste domingo (21) do campeonato de pesca realizado no Rio Branco, na Linha 122 Sul, Km 25, em Nova Brasilândia d’Oeste. Promovido pela Associação dos Pescadores Esportivos de Seringueiras (ASPES), o evento reuniu 130 equipes e contou com o apoio do deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), Jean Oliveira (PRD), que destinou emenda parlamentar para a realização da competição.
Além do apoio do parlamentar, o campeonato contou com a parceria do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), e da Prefeitura de Nova Brasilândia d’Oeste.
Trabalho em equipe e dedicação garantiram as melhores condições de deslocamento para o Km 25 da Linha 122 Sul (Foto: Assessoria Parlamentar)
Presente no evento, o deputado Jean Oliveira destacou que incentivar a pesca esportiva é fortalecer o turismo, a economia e proporcionar momentos de integração entre as famílias. “É gratificante participar de um evento que já se consolidou como uma referência para a pesca esportiva na região. Nosso mandato tem compromisso com iniciativas que geram desenvolvimento, movimentam a economia e valorizam as potencialidades de Rondônia. Parabenizo a Aspes pela organização e todos os participantes que fizeram desta edição um grande sucesso”, afirmou o parlamentar.
O presidente da Associação dos Pescadores Esportivos de Seringueiras (Aspes), Claudemir Leite, agradeceu aos competidores, à equipe organizadora e ao deputado Jean Oliveira pelo apoio destinado ao campeonato. “Quero agradecer a cada participante, às 130 equipes que vieram prestigiar esse evento e à nossa equipe organizadora, que trabalhou para que tudo acontecesse da melhor forma. Também faço um agradecimento especial ao deputado Jean Oliveira, que acreditou em nosso projeto e destinou emenda parlamentar para a realização deste campeonato. Essa parceria foi fundamental para promovermos mais uma grande festa da pesca esportiva.
Agradeço também, em nome do secretário municipal de Obras de Nova Brasilândia d’Oeste, Reginaldo Gama, a toda a equipe da Secretaria de Obras, que, com dedicação e compromisso, realizou a manutenção da estrada, garantindo a trafegabilidade e proporcionando mais segurança e melhores condições de deslocamento para todos que utilizam a via”, destacou.
O prefeito de Nova Brasilândia d’Oeste, Ginão, ressaltou a importância do evento para o município e para a região. “É um evento que fortalece o turismo, promove lazer às famílias e movimenta a economia local. Parabenizo a ASPES pela organização e agradeço ao deputado Jean Oliveira por mais esse apoio importante para nossa região”, disse o prefeito.
O vereador Professor Marcelo também destacou a dimensão do campeonato e a união das famílias em torno da pesca esportiva. “É uma satisfação ver centenas de pessoas participando deste grande evento. A pesca esportiva é uma atividade que promove integração, turismo e desenvolvimento. Parabéns aos organizadores e ao deputado Jean Oliveira pelo incentivo a esse importante campeonato”, afirmou.
Incentivar a pesca esportiva é fortalecer o turismo, a economia e proporcionar integração entre as famílias, destaca o parlamentar (Foto: Assessoria Parlamentar)
O assessor parlamentar do deputado Jean Oliveira, Anderson Argentino, ressaltou o compromisso do parlamentar com os municípios e com as ações que valorizam o potencial turístico de Rondônia. “Esse é mais um investimento que demonstra o compromisso do deputado Jean Oliveira com os municípios e com iniciativas que fortalecem a economia e o turismo regional. É uma alegria participar deste evento e ver tantas famílias reunidas em um ambiente de confraternização e respeito à natureza. Agradeço o apoio dos meus amigos e assessores parlamentares Cido Brasil e Geciel “Gê””, destacou.
EQUIPES VENCEDORAS
A equipe Família Farias conquistou o primeiro lugar ao capturar um pintado de 59 centímetros. A segunda colocação ficou com a equipe Lucas Cardoso, com um pintado de 57 centímetros. Já o terceiro lugar foi para a equipe Deuço, com um pintado de 53 centímetros.
Completaram o ranking dos dez primeiros colocados as equipes Vanderlei Ribeiro, com um pintado de 48 centímetros; Renan, com um piau de 43 centímetros; Cleiton, com um piau de 41 centímetros, capturado às 10h21; Souza, com um piau de 41 centímetros, pescado às 11h49; Luiz, também com um piau de 41 centímetros, às 11h53; Vaneci, com um exemplar de 41 centímetros, às 12h50; e Daniel, com um piau de 41 centímetros, fisgado às 13h28.
Consolidado como um dos principais eventos da pesca esportiva da região, o campeonato promovido pela Associação dos Pescadores Esportivos de Seringueiras (ASPES) reuniu competidores de diversos municípios e reforçou o potencial turístico do Rio Branco, fortalecendo a economia local e incentivando a preservação das riquezas naturais de Rondônia.
O ex-prefeito de Porto Velho e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o deputado estadual Cirone Deiró, pré-candidato a vice na chapa, participaram nesta terça-feira (23) de uma reunião com os praças da Polícia Militar de Rondônia, em Porto Velho. Eles abordaram a questão da falta de soldados e da defasagem salarial da corporação.
“Reafirmo todo meu respeito e admiração pelos policiais militares de Rondônia, sei perfeitamente da urgência de resolver a grave questão da segurança pública, pois é preciso tomar decisões com a rapidez e a eficiência necessárias”, confirmou Hildon. “Quero agradecer a todos os praças por nos receberem, e a eles pedimos um voto de confiança no trabalho que iremos realizar, caso sejamos eleitos”.
Hildon assumiu o compromisso de priorizar a segurança pública do Estado, por meio da valorização dos policiais militares, assim como fez em recente visita ao sindicato dos policiais civis da capital. “Temos hoje um apagão de soldados na Polícia Militar de Rondônia, a corporação tem hoje um grande contingente de oficiais, de cabos para cima, enquanto nossos praças estão abandonados”, declarou. “Existe também um grande déficit nos salários da corporação e é urgente promover um forte realinhamento e equidade nos vencimentos da categoria em relação ao que é praticado nos demais estados da federação”.
Hildon Chaves confirmou que promoverá “um grande concurso público” para suprir a deficiência de soldados na PM, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Estado. “Há muitos anos não se contratam novos soldados e necessitamos urgentemente repor o efetivo policial para que tenhamos capacidade operacional, além de atuarmos fortemente no combate à corrupção em toda a esfera pública”, ressaltou. “Já prendi muito vagabundo quando fui promotor, serei um governador voltado para o fortalecimento dos nossos policiais, tanto militares quanto civis”, ressaltou Hildon, que atuou por mais de vinte anos como promotor do Ministério Público de Rondônia.
CRIMINALIDADE NO CAMPO
Já o pré-candidato a vice-governador, deputado estadual Cirone Deiró, alertou sobre a criminalidade no campo. “Hoje tem produtor dormindo na roça pra vigiar o café colhido durante o dia, outros necessitam cuidar das máquinas usadas no plantio da soja e do milho, a insegurança pública não é exclusiva da população das cidades, mas se faz presente no campo, e por isso iremos atuar com firmeza”, declarou.
“Vamos trabalhar pela integração dos diversos órgãos públicos do Estado, como a PM, Polícia Civil, Polícia Penal, Ministério Público e Tribunal de Justiça”, disse Cirone. “Fazer concurso é para ontem, para enfrentar o crime organizado é preciso atuar de forma organizada, necessitamos de efetivo policial, não contar com veículos ou combustível para acessar qualquer localidade que seja é algo simplesmente inconcebível”.
QUESTÃO FUNDIÁRIA
Ainda sobre a criminalidade na zona rural, Hildon Chaves abordou a questão fundiária, que também tem sido responsável por um grande aumento da violência no campo. “Houve um erro enorme na criação do Estado, um volume extraordinário de terras da União que deveriam ter sido arrecadadas pelo Estado, quando deixou de ser Território Federal. Isso foi resolvido no Paraná, em São Paulo, no Mato Grosso, mas a distribuição de terras na formação de Rondônia permanece até os dias de hoje como um problema sem solução, isso parece até ser intencional”, avisou.
“Quando fui prefeito da capital, certa vez questionei o presidente do Ibama sobre o perfil do invasor de terras em Rondônia, mas ele não soube, ou melhor, não quis responder. Na verdade, hoje temos milhares de pequenos agricultores sem amparo político, pois o Governo Federal destruiu suas moradias, suas plantações de café, de milho, de famílias que possuem documentos do Incra, e precisamos reagir antes que seja tarde”, encerrou Hildon.
Os terremotos que atingiram a Venezuela na noite desta quarta-feira (24) causaram pelo menos 164 mortes até o momento, segundo afirmou a presidente Delcy Rodríguez na manhã desta quinta-feira (25). Há mais de mil feridos e mais vítimas presas nos escombros das dezenas de prédios e casas que desabaram.
Segundo informações da agência Reuters, a presidente anunciou que será criado um fundo de US$ 200 milhões, com recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI) para reconstruir a infraestrutura do país.
Em fala à Nação, Delcy Rodríguez disse que todos os esforços atuais são para salvar vidas e resgatar sobreviventes. Segundo ela, o estado mais afetado do país foi La Guaira, com “dezenas de edifícios colapsados. “É uma verdadeira tragédia”, disse a presidente.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) estima que o número de mortes pode ultrapassar 10 mil pessoas e chegar a até 100 mil.
Um alerta de tsunami foi emitido também nesta quarta pelo U.S. Tsunami Warning Centers, mas a ameaça não se confirmou.
Segundo a Reuters, a missão de direitos humanos da ONU na Venezuela solicitou que o governo venezuelano suspenda emergencialmente as restrições às redes sociais.
Dezenas de países já se prontificaram a ajudar a Venezuela. Nações como México, Brasil, Catar, Estados Unidos, China e outras se dispuseram a enviar equipes de resgate e também material de primeiros socorros.
Terremotos
A costa Venezuela foi atingida por dois terremotos nesta quarta. O primeiro foi de magnitude 7,2 e ocorreu no fim da tarde na região de Morón, no litoral da venezuelano e a cerca de 160 km a oeste de Caracas, capital do país. O segundo ocorreu na mesma área cerca de um minuto depois, e foi de magnitude 7,5.