Quase dois anos após um crime bárbaro ocorrido durante uma festa de aniversário em Itapuã do Oeste, José Alves de Barros foi condenado a 14 anos de prisão em regime inicialmente fechado por matar o próprio genro, Francisco Soares Alves, com um tiro de rifle e várias coronhadas.
A sentença foi proferida pelo 1º Tribunal do Júri da Comarca de Porto Velho. O Conselho de Sentença reconheceu, por maioria de votos, que o réu cometeu homicídio qualificado mediante meio cruel e utilizando recurso que dificultou a defesa da vítima.
Conforme os autos do processo, o crime aconteceu na noite de 16 de junho de 2024, no km 93 da BR-364, em Itapuã do Oeste.
Segundo a investigação, José Alves de Barros comemorava o próprio aniversário em casa e conversava de forma descontraída com o genro. Em determinado momento, porém, ficou descontente com uma fala da vítima, entrou em um quarto, pegou um rifle e atirou contra Francisco Soares Alves. Após o disparo, o réu ainda agrediu o genro com diversas coronhadas na cabeça.
Os jurados absolveram José Alves de Barros da acusação de ocultação de cadáver. A denúncia apontava que, depois do homicídio, ele teria amarrado uma corda no pescoço da vítima e arrastado o corpo até um rio, mas essa acusação não foi mantida na condenação final.
A Polícia Militar de Rondônia realiza o 2º Encontro de Patrulhamento Tático Motorizado, promovido pelo Comando Regional de Policiamento I (CRP I), com abertura no dia 24 de junho de 2026 e encerramento no dia 27 de junho de 2026, em Porto Velho, Rondônia.
A abertura do evento ocorrerá no dia 24, às 8 horas, na sede da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, seção Rondônia, R. Paulo Leal, 1232-1300 – Nossa Sra. das Graças, Porto Velho – RO, 76804-128.
Para o governador de Rondônia, coronel PM RR Marcos Rocha, o evento se reveste de maior importância para troca de conhecimentos táticos e pronta ação de policiais militares no policiamento diário especializado.
”Muito além de um evento técnico, o encontro representa um espaço de construção institucional, voltado ao fortalecimento da identidade operacional das tropas especializadas, à valorização profissional e à difusão de boas práticas no contexto da segurança pública”.
De acordo com o comandante-geral da PM, coronel PM Glauber Souto, a iniciativa contribui diretamente para o incremento da eficiência das ações policiais, fomentando a integração entre unidades, o compartilhamento de conhecimentos e a evolução contínua das técnicas empregadas no policiamento ostensivo.
Segundo o coordenador do evento, tenente-coronel PM Wilton Amorim, Comandante Regional de Policiamento I, o 2º Encontro de Patrulhamento Tático Motorizado da Polícia Militar do Estado de Rondônia constitui-se como um evento técnico-operacional, institucional e estratégico de elevada relevância para o fortalecimento da atividade policial no âmbito estadual.
O evento contará, ainda, com a participação de palestrantes de elevado conhecimento e reconhecida experiência na área do patrulhamento tático e do enfrentamento ao crime organizado, proporcionando aos participantes acesso a conteúdos atualizados, estudos de caso, doutrinas consolidadas e práticas operacionais de alto nível, contribuindo significativamente para o aprimoramento técnico-profissional dos policiais militares envolvidos.
Participam do encontro, as unidades de patrulhamento tático motorizado da Polícia Militar do Estado de Rondônia, além de policiais militares de unidades especializadas coirmãs dos seguintes estados:
Região Norte: PMAM, PMPA, PMAP, PMAC, PMRO e PMTO;
Região Nordeste: PMRN, PMPI, PMAL e PMPE;
Região Centro-Oeste: PMMT;
Região Sudeste: PMES.
Também participarão profissionais da segurança pública, incluindo integrantes de forças policiais, instituições de justiça e órgãos de apoio à atividade de segurança.
O público estimado é de 240 participantes, entre instrutores, especialistas e operadores com atuação nas áreas de patrulhamento tático e enfrentamento ao crime organizado.
A palestra de abertura terá como tema “Criação e Implantação do Programa Aliança pela Vida” e será ministrada pelo coronel PM Robinson Brancalhão, Coordenador de Planejamento Operacional da PMRO.
A cidade de Alta Floresta d’Oeste se prepara para celebrar seus 44 anos de emancipação político-administrativa com uma grande programação especial entre os dias 26 e 28 de junho.
O evento contará com atrações culturais, esportivas, feira de agroindústrias, empreendedorismo e artesanato, além de shows musicais que prometem movimentar o município durante os três dias de festividades.
Na programação cultural, destaque para o Festival de Música, que reunirá talentos nas categorias Municipal, Regional, Kids e Iniciante, valorizando artistas locais e regionais.
A feira de Agroindústrias, Empreendedorismo e Artesanato também estará aberta ao público, promovendo a produção local e incentivando o desenvolvimento econômico da região.
Os shows principais acontecerão ao longo dos três dias de evento. Na sexta-feira (26), a animação fica por conta de Bruno & Barreto.
No sábado (27), sobe ao palco a dupla Pedro Paulo & Alex, conhecida nacionalmente pelo estilo sertanejo universitário. Encerrando as festividades no domingo (28), a dupla Cleber & João promete levantar o público em uma grande apresentação.
As atividades esportivas também fazem parte da programação. No sábado (27), acontecem as finais do Vôlei de Praia, o Torneio de Estilingue e as finais do Futevôlei.
Já no domingo (28), serão realizadas as finais de Beach Tennis e a Mini Maratona, reunindo atletas e incentivando a prática esportiva no município.
O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Alta Floresta d’Oeste, com apoio da Câmara Municipal, Governo de Rondônia, SEJUCEL, Assembleia Legislativa de Rondônia e demais parceiros.
Cobertura Especial
JOSE APARECIDO DA SILVA – ME e O portal Floresta Notícias realizará a cobertura completa das comemorações dos 44 anos de Alta Floresta D’Oeste, com entrevistas, registros fotográficos, vídeos e transmissão ao vivo dos principais momentos do eventolevando informação e entretenimento para toda a população.
Um adolescente de 17 anos foi baleado no tórax, na coxa e na panturrilha esquerdas na noite desta sexta-feira (26), no bairro Socialista, zona leste de Porto Velho.
O ataque aconteceu na rua Alto Paraíso. A vítima estava acompanhada de uma mulher quando foi surpreendida por vários disparos de arma de fogo. Ela afirmou ser namorada do adolescente e disse que o ex dela é apenado.
Ferido, o adolescente deu entrada na UPA Leste. O médico plantonista fez os primeiros atendimentos e informou, após exame de raio-x, que a vítima havia sido atingida na coxa e na panturrilha, além de um tiro no tórax.
A ocorrência informa que o adolescente não conseguiu dizer quem tentou matá-lo. Ele também não pôde repassar mais detalhes porque estava desorientado.